Desde abril de 2009, a Concessionária Rota das Bandeiras é responsável pela administração do Corredor Dom Pedro I - malha composta por cinco rodovias que servem a Região Metropolitana de Campinas e cidades do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, duas das regiões mais desenvolvidas do país: rodovia Dom Pedro I (SP-065), rodovia Romildo Prado (SP-063), que liga Louveira a Itatiba, rodovia José Roberto Magalhães Teixeira (SP-083), Anel Viário de Campinas, Professor Zeferino Vaz (SP-332), de Campinas a Conchal, e rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), que liga Itatiba a Jundiaí.
De Mogi Guaçu, na direção noroeste, a Jacareí, no sudeste, entre as vias Anhanguera e Carvalho Pinto, o eixo desse sistema é a Dom Pedro I (SP-065), que, com 145,5 km de extensão, destaca-se como uma das melhores rodovias do Brasil, segundo estudos realizados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).
A Rota das Bandeiras tem por objetivo, exclusivamente, a exploração, sob o regime de concessão, do sistema rodoviário constituído pela malha rodoviária estadual do Corredor Dom Pedro I, que corresponde atualmente a aproximadamente 5,5% do total de quilômetros das rodovias atualmente sob concessão no Estado de São Paulo, conforme dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR). Tal exploração pressupõe a execução, gestão e fiscalização dos serviços delegados pelo Poder Concedente, inclusive serviços operacionais, de conservação e de ampliação do sistema; o apoio na execução dos serviços não delegados; e a gestão dos serviços complementares, além da prática de atos necessários ao cumprimento do objeto, nos termos do contrato de concessão.
Para a Rota das Bandeiras não é simplesmente atender ao contrato de concessão, é proporcionar mais conforto e segurança aos usuários, acrescentar opções de qualidade para o escoamento da produção econômica da região, ampliar as oportunidades de negócios para o comércio, a indústria e o setor de serviços, gerar emprego e renda e atuar de forma responsável nas áreas social e ambiental para beneficiar as comunidades dos 17 municípios servidos pela malha viária.
Com grandes investimentos previstos ao longo do período de concessão, a Rota das Bandeiras já trabalha para que os motoristas desfrutem de muito mais conforto e segurança ao transitar pelas rodovias que compõem o sistema. Circulam diariamente, em média, pelas rodovias administradas pela Companhia aproximadamente 136 mil veículos, de acordo com o tráfego apurado em dezembro 2012.
A Concessionária administra trechos de rodovias localizadas na interligação entre a região da cidade de Campinas e o Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, que abrangem 17 municípios na sua extensão: Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Campinas, Conchal, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Igaratá, Itatiba, Jacareí, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Mogi Guaçu, Nazaré Paulista, Paulínia e Valinhos. Uma das regiões impactada diretamente pelo Corredor D. Pedro I é a Região Metropolitana de Campinas (RMC). A RMC é uma das áreas mais ricas e desenvolvidas do país, formada por 19 municípios e população de aproximadamente 03 milhões de habitantes. Seu PIB é de R$ 98,4 bilhões, representando cerca de 8% do PIB estadual. Além disso, o PIB per capita é de R$ 35,2 mil e supera as médias estadual (R$ 30,2 mil) e nacional (R$ 19,4 mil).
O mapa abaixo ilustra a localização das rodovias administradas pela Companhia:
Histórico Corporativo
A Concessionária Rota das Bandeiras S.A. foi constituída em 2009 pelo Consórcio Integração Dom Pedro I, formado por empresas controladas pela Organização Odebrecht, para operar o projeto da Segunda Etapa do Programa de Concessão de Rodovias do Estado de São Paulo, com prazo de duração até 2039.
Em 2019 a Odebrecht Rodovias S.A. realizou a operação de venda de 85% das ações da Companhia para o fundo de investimento RDB Participações Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia (“RDB FIP”), anteriormente denominado SCP 1355 Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia, permanecendo, indiretamente, com 15% das ações da Companhia, por meio do OTP CRB Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia (“OTP CRB FIP”).
Até o dia 11 de maio de 2021 a Concessionária Rota das Bandeiras S.A. era controlada diretamente pelo RDB FIP e pelo OTP CRB FIP, contudo, foi realizada uma reestruturação societária que substituiu o controlador direto RDB FIP para a Rodovias do Brasil Holding S.A. (“RBH”), sendo certo, portanto, que o RDB FIP permanece como controlador indireto da Companhia, uma vez que a RBH é controlada pelo RDB FIP.