As rodovias do Corredor Dom Pedro I, sob concessão da Companhia atualmente, são quase que totalmente interligadas, permitindo o aproveitamento de sinergias operacionais, sendo que a interligação completa deverá ser alcançada nos próximos anos com a conclusão das obras da Via Perimetral de Itatiba, e constituem a principal rede de comunicação de dois importantes polos geradores de tráfego, a Região Metropolitana de Campinas e o Vale do Paraíba.
A Dom Pedro I (SP-065), com 145,5 quilômetros de extensão, é a principal rodovia do Corredor Dom Pedro, que interliga dois grandes polos econômicos do Estado de São Paulo - Campinas e Jacareí/São José dos Campos. Do ponto de vista logístico, esta via faz parte do Macroanel Rodoviário, permitindo a circulação de caminhões tangencialmente à Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), sem a necessidade de utilizar sua malha urbana para a transposição na direção sudeste/sul e vice-versa e atravessando nove municípios. A D. Pedro I começa na altura do km 89 da Rodovia Padre Eustáquio (SP-066), antiga Rodovia São Paulo-Rio, no município de Jacareí, e termina no km 103 da Via Anhanguera, no município de Campinas. A D. Pedro I tem 145,5 km, apresenta de duas a três faixas por sentido, além das pistas marginais, da SP-065 na região de Campinas e da SP-360 em Jundiaí.
A rodovia José Roberto Magalhães Teixeira (SP-083), Anel Viário de Campinas, desempenha um papel semelhante de circulação tangencial, no âmbito da malha urbana de Campinas, e ainda permite a conexão dos eixos Anhanguera/Bandeirantes na direção norte–sul com o eixo da Rodovia Dom Pedro I, ampliando consideravelmente a capacidade de captação de tráfego no entorno de Campinas.
A Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), juntamente com a Rodovia Romildo Prado (SP-063), tem uma importante função no escoamento do tráfego entre outros dois importantes eixos rodoviários: o sistema Integrado Anhanguera/Bandeirantes e a rodovia Dom Pedro I. Assim os dois eixos ficam fortalecidos com a melhoria do padrão rodoviário na integração física e operacional.
A Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), no seu trecho entre Campinas e a confluência com a Rodovia Wilson Finardi (SP-191), constitui um importante eixo rodoviário de escoamento da Refinaria de Paulínia tanto na direção sul no sentido de Campinas e na sua conexão com o Vale do Paraíba, quanto no sentido do atendimento dos fluxos na direção norte do Estado.
Além disso, as rodovias do Corredor Dom Pedro I interligam as principais rodovias do Estado: Anhanguera, Bandeirantes, Ayrton Senna/Carvalho Pinto, Dutra e Fernão Dias.